terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Em PE, usuários de planos de saúde recorrem à Justiça para atendimento

Alto valor das prestações, dificuldades com descredenciamento de médicos durante tratamento e espera para marcação de exames: quando usuários de planos de saúde enfrentam esse tipo de problema, uma alternativa é procurar a Justiça ou o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon).
No Recife, o coordenador do Instituto Apolo em Defesa da Vida e da Saúde (IADV), Diogo Santos explica que existem pré-requisitos legais para o descredenciamento de médicos. “As operadoras e planos de saúde, quando descredenciam o profissional, têm que disponibilizar um outro profissional que desempenhe serviços equivalentes e notificar o consumidor pessoalmente, por escrito, até 30 dias antes desse descredenciamento”, detalha.
Se não houver notificação, o atendimento imediato pode ser solicitado ao Poder Judiciário, afirma Santos. “Posteriormente, se o plano de saúde não disponibilizar um profissional com as mesmas características que esse que lhe atende, a empresa vai ter que continuar custeando esse médico credenciado, porque ela não pode diminuir o direito do usuário que foi estabelecido no contrato”, esclarece o coordenador.

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