terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Pernambuco amplia número de varas para casos de violência contra mulher

 
A Justiça de Pernambuco está ampliando o número de varas para atender os casos de violência contra a mulher. Três devem ser instaladas no estado até o início do ano que vem e, em novembro deste ano, foi criado o Juizado dos Crimes contra a Mulher, na Av. Presidente Kennedy, no bairro de Casa Caiada, em Olinda.

Em 2012, 187 mulheres foram assassinadas em Pernambuco, todas elas vítimas de violência doméstica e familiar. Nas delegacias especializadas, foram registrados quase dez mil queixas de agressões e outros casos de violência envolvendo mulheres também apenas este ano.

As ocorrências que se transformam em processos judiciais é que são levadas para esses juizados especiais. O Juizado de Olinda acumula processos de Olinda e de Paulista. A Vara tem boa estrutura para que a justiça pegue os casos específicos de agressão à mulher com mais qualidade e agilidade. Em menos de 1 mês, a Vara já registrou mais de 4 mil casos, entre processos novos e antigos. De acordo com o juiz titular, Cláudio da Cunha, a unidade é bem equipada. "Contamos com equipe técnica, salas de Ministério Público e Defensoria Pública", conta.
A vara é específica para o âmbito doméstico e familiar. "São denúncias onde a vítima é a mulher. O crime pode acontecer dentro de relações com o marido, namorado, ex-marido e até mesmo irmãos que vivem juntos. São situações onde existe a vulnerabilidade da vítima", explica o juiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário