sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Casas Pernambucanas

As Casas Pernambucanas foi fundada em 25 de setembro de 1908 pelo sueco Herman Theodor Lundgren, que adquire em Pernambuco a Companhia de Tecidos Paulista. Por muitos anos uma das maiores redes de venda de tecidos.
Em 1910 foi inaugurada a loja na Praça da Sé, São Paulo. Em 1960 ficou famoso o filme de propaganda: "Quem bate? É o frio. Não Adianta bater, eu não deixo você entrar". Em 1970 era a maior rede de lojas do Brasil. No Século XXI diversifica seu produtos, que além de tecidos e roupas hoje oferece eletrodomésticos, informática e similares. Tem cerca de 270 filiais espalhadas por sete estados do Brasil.

Apesar de se chamar "Pernambucanas", remetendo ao estado onde o imigrante sueco se estabeleceu ao chegar ao país e onde ainda moram muitos de seus descendentes, a rede não possui mais lojas em Pernambuco desde a década de 1980. Após uma disputa entre os herdeiros nas décadas de 70 a 90, as operações de Pernambuco e do Ceará desapareceram e os negócios no Rio de Janeiro foram à falência. Apenas a Arthur Lundgren Tecidos, com operações em São Paulo, prosperou e hoje compete com os grandes concorrentes do segmento de varejo no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário