segunda-feira, 25 de junho de 2012

ataques de escorpião aumentam 100% em 2012

 Este ano já foram registrados 302 ataques (Rafaela Tabosa/ON/D.A Press/Arquivo)

O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox) alerta a população para o aumento de 100% no número de casos de acidentes com escorpiões. Ao todo, foram 302 registros este ano, contra 150 em 2011. Só no último mês de maio, com 88 notificações, foi diagnosticado um crescimento de 33% quando comparado com o mesmo período de 2011, além de um óbito, o segundo do ano.

Para evitar novos cados, a coordenadora do Ceatox, Lucineide Porto, ensina a evitar entulhos e lixos perto de casa, tapar buracos e frestas existentes nas residências, limpar constantemente ralos de banheiros e cozinhas, além de evitar a presença de baratas, inseto preferido na cadeia alimentar do escorpião.

Apesar do aumento de notificações, Pernambuco vem apresentando redução no número de casos, segundo o Sistema Nacional de Notificação de Agravos (Sinan). Em 2007, foram notificados 7.167 casos, caindo para 5.237 em 2011.

Em caso de picada de escorpião, a pessoa deve, imediatamente, colocar um pano com água morna no local e, em seguida, procurar um posto de saúde, policlínica ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para que seja passado um analgésico e atualizado o cartão vacinal, já que o escorpião pode transmitir o tétano. Se a vítima for uma criança de até 12 anos, é preciso levar imediatamente ao Hospital da Restauração (HR) ou a um hospital regional, onde deve ser aplicado o soro indicado.

Desde outubro de 2011, o atendimento dos casos de escorpionismo e de intoxicação exógenas foram descentralizados do Ceatox para toda a rede de saúde. Com isso, o Centro passou a ser a referência para tirar as dúvidas da população e das equipes médicas, por meio do 0800.722.600, indicando como proceder e qual serviço de saúde buscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário