sábado, 2 de julho de 2011

ITAMAR FRANCO



A morte do senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG), ocorrida na manhã deste sábado, deixou de luto o País e motivou homenagens e manifestações de solidariedade de lideranças políticas. Diagnosticado com leucemia em maio, Itamar, 81 anos, estava internado em estado grave no hospital Albert Einstein, em São Paulo, respirando por aparelhos em decorrência de uma pneumonia aguda. Veja as principais frases de repercussão de sua morte:

Fernando Collor, ex-presidente e senador (PTB-AL) - "Sinto muitíssimo a perda de um amigo e grande presidente do nosso País. Perde o Senado e a vida pública brasileira. Um homem digno, coerente, ético e defensor intransigente de seus ideais".

Antonio Anastasia, governador de Minas Gerais (PSDB) - "Uma perda irreparável para Minas Gerais, não só pela sua trajetória política, mas em especial pelo seu senso político e público. Um homem que tinha, na realidade, uma vocação inacreditavelmente alta para a política e para fazer o bem. Minas Gerais está em luto."

Aécio Neves, senador da República (PSDB-MG) - "Itamar se despede de Minas e do Brasil deixando atrás de si um imenso vácuo de saudade e admiração. Foi um homem excepcional e singular naquilo que é tão precioso e tão raro na vida pública: a fidelidade aos seus princípios e convicções".

Roberto Freire, deputado federal e presidente nacional do PPS - "Itamar sempre primou pela ética na política e sua história é um exemplo para todos os brasileiros. (...) O Brasil deve muito a esse grande homem."


Paulo Maluf, deputado federal (PP-SP) - "Morreu um estadista que deixa um lugar difícil de ser preenchido. Um homem de visão que enfrentou uma das maiores crises na economia e criou o Plano Real deixando um legado ao futuro do País".

Pedro Simon, senador da República (PMDB-RS) - "Notei que estava doido para trabalhar. Parecia um guri. Será muito difícil arranjar um subsituto à altura. Foi uma das pessoas mais extraordinárias que conheci".

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República - "A contribuição de Itamar Franco foi fundamental para a construção coletiva de um país democrático, mais justo e sem pobreza. Nesse momento de tristeza, prestamos solidariedade aos seus familiares e amigos".

Jarbas Vasconcelos - "Eu perdi um amigo, uma pessoa pela qual tinha grande respeito e admiração, por sua coerência, sua combatividade. Todas essas características ficaram evidentes nesses poucos meses em que Itamar esteve de volta ao Senado da República. O Brasil perdeu um grande homem público, alguém ao qual o País deve muito. Itamar assumiu a Presidência da República num momento difícil e se comportou com uma decência e uma honradez à toda prova.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário